28/03/2024

As Grifes de Hip-Hop

As marcas sempre fizeram parte do figurino dos rappers, b.boys, DJ’s e MC’s e isto tem um significado que vai além do que podemos imaginar, não é simplesmente usar para mostrar que pode ter mas há um significado muito mais profundo em torno de tudo isso.
Muitos rappers dos anos 80 e 90 ostentavam roupas incríveis de marcas como: Gucci, Adidas, Yves Saint Lourent, Luis Vuitton, Versace, Ralph Laurent, Polo dentre outras… mas o que poucos sabem é que na maioria das vezes estas roupas eram clones de marcas originais, roupas pirateadas.

dapperllHavia um estilista em Nova Iorque que trabalhava para criar estas roupas, o Sr. Dapper Dan (ao lado com LL Cool J.).
Dapper Dan era o estilista dos rappers como LL Cool Jay, Rakim e vários outros grupos de rap. Dan personalizava as roupas e as “carimbava” com etiquetas de grandes grifes e o valores cobrados por este trabalho raramente ultrapassavam a casa dos mil dólares.

E nós aqui pensando que os caras estavam “montados” do dinheiro, só que não!
Muitos deles mal ganhavam para morar e todo aquele luxo era apenas rótulo, era só pra chamar a atenção.

Com o crescimento da cultura Hip-Hop as coisas começaram a mudar até que alguém resolveu apostar neste nicho “fresh” (estiloso) e ganhou muito dinheiro.
O documentário “Fresh Dressed”, disponível no NetFlix, mergulhou fundo neste tema desde os primeiros rappers do anos de 1980 até os dias de hoje.
Não importa se você não gosta do tema “moda”, este documentário irá expandir a sua visão em relação a este assunto portanto, antes de julgar alguém por estar usando uma roupa cara, tenha em mente que por trás desta atitude, há outros fatores que precisam ser levados em consideração.

Fresh Dressed
Direção: Sasha Jenkins
Onde ver: Netflix
Ano: 2015
Duração: 1h22min
Legendas em Português.