19/04/2024

Como Descobrir Músicas com o Celular


Você se lembra daquela época em que as equipes de som escondiam a sete chaves o nome de um artista ou banda somente para manter a “exclusividade”?
Você se lembra também dos artifícios que eles usavam para proteger o seu investimento contra curiosos?
Eles raspavam o rótulo dos discos e quando lançavam em coletâneas (muitas vezes piratas), alteravam o nome do cantor e também o nome da faixa.

São vários exemplos que poderíamos citar aqui, dentre eles: O “Melô Da Bossa“, que permaneceu desconhecida durante anos. O artista é o cantor de Reggae HORACE HANDI.
Houve também o caso do som “I Got My Mojo Working” de Jimmy Smith que ficou na obscuridade durante muito tempo até lançarem uma versão nacional para deleite dos mortais.
Isto sem contar as dezenas de Raps “Old School” que até hoje há pessoas que procuram sem saber quem canta.

Mas isto acabou graças as novas tecnologias que “ouvem” o som e te “dizem” quem canta, duvida? Então leia com atenção esta dica:

Se você possui internet em seu celular (ou vi wi-fi), baixe os aplicativos: Shazzan ou SoundHound.
Shazzan
Shazzam, um dos primeiros a ganhar notoriedade. Basta abrir o aplicativo, tocar no centro da tela e aproximá-lo ao auto-falante de seu aparelho de som.
O aplicativo grava um trecho da música, armazena na memória e conecta em um servidor para fazer a busca. Caso encontre, ele trará o nome do cantor ou banda, o nome da música, a capa do álbum e se houver vídeo clip no Youtube ele ainda tratá para você. Não é incrível? Com versão em Língua Portuguesa.

SoundHound
soundhound
E quando você pensa que não há nada mais para melhorar, surge o SoundHound.

O funcionamento é semelhante ao Shazzam, porém com algumas melhorias: Reconhecimento de voz e busca da letra (lyrics).
Com este aplicativo você nem precisa estar ouvindo a música, basta dizer o nome e se você não souber, cante um trechinho.
Se você cantar direitinho a música, ele vai reconhecer, trará todas as informações e ainda tratá a letra (lyrics). Curtiu?
Desvantagem: Por enquanto apenas no idioma inglês.

Agora ficou fácil!
Está em uma balada curtindo um som bacana e quer descobrir quem é o artista?
Simples: Tire o aparelho de celular do bolso e faça a consulta!
Para ambos os aplicativos você encontrará versões para Iphone (iOSx) e demais aparelhos com sistema Android.

Lembrando que, caso você esteja sem conexão com a internet, o Soundhound irá gravar o áudio em memória para que você possa fazer a consulta depois, assim que estiver com uma conexão ativa com a internet. Este recurso só foi incluído no aplicativo depois de muito tempo após o seu lançamento.

E viva a tecnologia!
Se curtiu, compartilhe!

Comente