18/04/2024

“Estou Livre”, o Clássico da Soul Music Brasileira Ganha Vídeo Clipe

Um grupo de estudantes de São Caetano do Sul/SP tiveram como desafio acadêmico criar um vídeo clip para uma música e, ao contrário do que poderia ser, a música escolhida não foi de nenhum hit do momento e sim um grande clássico da Soul Music Brasileira interpretada por Tony Bizarro no ano de 1983, “Estou Livre”.
“Eu já tinha um sonho de produzir algo grande e que pudesse contribuir de alguma forma para a cultura “Black Music” no Brasil, algo que pudesse mostrar para a minha geração e para as futuras, que tivemos sim grandes mestres da música em nosso país.”, diz Diego Franchi, membro do grupo de alunos do curso de Rádio e TV da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Segundo Diego, o motivo da escolha da música foi por conta de muitos jovens não saberem exatamente o que é o verdadeiro “Funk”.

“Não é saudosismo e sim cultura e conhecimento!”

DIEGO-POST

CBMN: – Como você conheceu pessoalmente Tony Bizarro?
Diego Franchi: – O primeiro contato foi feito com o meu grande amigo e mestre DJ Balegatzzo, que me apresentou a alguns familiares do cantor. Marcamos uma reunião, apresentamos a proposta e eles aceitaram logo de primeira. “Estou Livre” é um clássico da soul music e o clipe vem com o intuito de resgatar a música para que a nova geração possa conhecer e se interessar pela cultura, não é saudosismo e sim cultura e conhecimento.

CBMN: – O que é a Guaxinin Filmes?
Diego Franchi: – A Guaxinin Filmes é o nome da nossa Produtora Audiovisual fictícia e que também surgiu por conta da Faculdade.
CBMN: – Você pretende levar à diante a produtora?
Diego Franchi: – A produtora Guaxinin Filmes atuou este semestre apenas como uma produtora fictícia e não terá continuidade no próximo ano, mas os meus trabalhos como Diretor e Editor Audiovisual continuarão ao lado dos meus parceiros Lucas Peev (Dir. de Fotografia e Motion Designer) e Ian Gusmão (Dir. de Produção)

diego-franchi-mpDiego Franchi tem 20 anos de idade e além de aluno do curso de Rádio e TV, é DJ há 6 anos. Ele faz parte da nova geração que aprecia e valoriza a cultura da “Black Music”, principalmente o Funk norte-americano, o genuíno, trazido ao Brasil por Tim Maia, Tony Bizarro, Tony Tornado e vários outros artistas consagrados.
Ele também faz parte do projeto True School Brasil, fundado por DJ Gregão, (um mito no mundo dos DJ’s falecido no ano de 2010) e Afrika Bambaataa, que é visto como o criador do movimento Hip-Hop. Sylvio Müller, outro grande DJ dos anos 80, está à frente do projeto atualmente.

Além de Diego Franchi participaram da produção deste vídeo clipe: Antônio Carlos (Presidente do SINDECS), King Nino Brown (Presidente da Zulu Nation Brasil), DJ Marcelo Santana (Show In Flashback), grupo de dança “Na Pegada do Flash”, equipe técnica de estudio da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Ian Gusmão (Dir. Produção).

Diretor de Fotografia e Motion Designer: Lucas Peev
Diretor de Produção: Ian Gusmão
Produção: Carla Carrais, Kayth Gabriela e Beatriz Biasillo
Diretor de Cena: Diego Franchi

Este trabalho reflete muito bem todo o nosso esforço em manter viva as raízes da música negra mundial, o movimento Hip-Hop e os DJ’s que realmente fazem a coisa acontecer. Muito obrigado, Diego Franchi e toda a equipe de alunos da Universidade de São Caetano do Sul. Obrigado Tony Bizarro, DJ Balegatzzo por espalhar a semente, DJ Sylvio Müller e todos os demais envolvidos.
E onde quer você você esteja, obrigado Gregão! (R.I.P.)

5 thoughts on ““Estou Livre”, o Clássico da Soul Music Brasileira Ganha Vídeo Clipe

  1. É uma coisa muito bacana quando vemos os jovens tomarem para si a responsabilidade e manter a boa musica negra sempre em evidencia!! Parabens pelo trabalho!!

  2. Show de bola! A Na Pegada do Flash agradece o convite de Diego Franchi para participar do clipe do ícone Tony Bizarro!

Comente