20/04/2024

Uma Rua Chamada James Brown

Políticos locais e líderes culturais se reuniram na tarde deste sábado(22) na esquina da 126th Street e Adam Clayton Powell Jr. Boulevard Jr. para celebrar a dedicação da “James Brown Way”, localizada na parte de trás do Teatro Apollo, principal palco de apresentações do Padrinho do Soul.
James Brown fez a sua primeira apresentação no Teatro Apollo em 24 de abril de 1959 o qual gravou um de seus mais famosos álbuns: “Live at The Apollo” em 1962.

Cantar no Apollo era o grau máximo a ser atingido por um artista negro nesta época. Não era um lugar como qualquer outro e sim o “teste de fogo”, o “tira-teima” para todos os artistas que alí se arriscavam a se apresentar. O Teatro Apollo era composto por um público que odiava o óbvio.

james-brown-apolloSegundo a biografia de James Brown escrita por R.J. Smith, houve um episódio em que James Brown foi se apresentar no Apollo e, ao final do show, ele fez o velho truque de atirar objetos pessoais para a platéia como abotoaduras, gravata, etc. Em praticamente qualquer lugar do mundo, isso faria o público delirar a ponto de se machucarem para pegar estes objetos mas no Apollo não… no Apolo, público jogava-os de volta como quem diz “Não queremos este lixo!”.
Mas com todos os problemas enfrentados por Brown em suas primeiras apresentações no Apollo, ele venceu, ganhou respeito e fez deste o seu principal palco de apresentações.

Agora com toda a “hype” em torno de sua vida devido ao filme “Get On Up”, lançado recentemente nos EUA, homenagens e mais homenagens vem surgindo a todo momento e isso é muito bom, afinal de contas, Brown é um dos milhares de exemplos de obstinação, dedicação e profissionalismo.

Saiu da miséria e foi para o estrelato apenas fazendo o que gostava de fazer: cantar e dançar. E talvez sem saber nos deixou uma grande lição: Ninguém chega a lugar algum sozinho. Bobby Byrd integrou James Brown à sua família para que ele pudesse ser solto (era a condição para que o jovem delinquente fosse libertado), formaram a banda Famous Flames até que um dia passou a se chamar “James Brown and The Famous Flames” e sucesso começou daí por diante.

Comente